Representantes das secretarias de Cultura, Esportes e Juventude, Defesa Social e do Gabinete do Prefeito Alex de Freitas reuniram-se na última semana para conhecer e discutir os objetivos, articulação e eixos de atuação do projeto “Contagem livre das drogas”. A reunião aconteceu no Centro Cultural, Casa Amarela, e contou com a participação da primeira-dama do município, Luciana de Freitas.
O público-alvo são estudantes da rede municipal de ensino que estão em situação de vulnerabilidade social e que apresentam reincidência em indisciplina escolar e/ou abando escolar. Nesse contexto, foi apresentada a proposta de utilização do Espaço do Saber- Educarte (Bela Vista), na perspectiva de transformar esse espaço em um Centro de Apoio e Prevenção às Drogas, voltado para o atendimento de alunos (crianças e adolescentes) das escolas públicas e da comunidade em geral.
“Encontramos nesse local um equipamento público com grandes potencialidades de uso para as secretarias darem cumprimento ao objetivo do projeto. Até o ano de 2017, o Educarte atendeu estudantes da Escola Municipal Josefina de Souza Lima com o programa ‘Mais Educação’, do governo federal, sob a gestão da Secretaria Municipal de Educação”, destacou Soraya Romina, gerente do projeto e assessora do gabinete.
A intersetorialidade do projeto permitirá o desenvolvimento das ações conjuntas, entre os órgãos de governo, e viabilizar a aplicabilidade, controle e fiscalização, além de fortalecer e ampliar as políticas de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. Na oportunidade, foi feito o convite à primeira-dama para amadrinhar o Projeto Estratégico “Contagem livre das drogas”.
Além dos citados, participaram da reunião o subsecretário de Segurança, coronel Alvear Saraiva, o Subsecretário de Cultura, Mario Fabiano, o superintendente de Prevenção à Violência, major Davidson Tavares e a gerente do Observatório Municipal de Segurança Pública, Letícia Vulcano.
e confira as secretarias participantes do projeto.